A Fundacentro realiza no dia 11 de abril o evento “20 anos de PPR – Experiência bem sucedida na Prevenção da Saúde do Trabalhador”. “O PPR é um documento elaborado em 1994 em atendimento à Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril, da Secretaria de Inspeção do Trabalho (Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho, na época), que foi um dos primeiros regulamentos na área de SST construído de forma tripartite.”, explica o tecnologista da Fundacentro, José Damásio de Aquino.
“A IN n°1 estabelecia uma diretriz de como utilizar os equipamentos de proteção respiratória no ambiente de trabalho. A partir disso, foi criado o Programa de Proteção Respiratória com instruções mais detalhadas sobre seleção e uso de respiradores”, completa Damásio.
A programação do evento trará o histórico do PPR e discussões sobre a implantação do programa. Serão apresentadas visão de sindicalista que participou da elaboração do programa, a experiência de aplicação em uma empresa industrial e na área de saúde. Problemas e soluções também estarão em pauta na palestra do professor aposentado da Universidade de São Paulo – USP, Maurício Torloni, que também é o coordenador da Comissão de Estudos de Proteção Respiratória do Comitê Brasileiro 32, da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
Desde sua criação, o manual Programa de Proteção Respiratória está entre as publicações mais acessadas da Fundacentro. Uma nova edição foi preparada e será disponibilizada em breve. A instituição também tem realizado cursos sobre o programa em quase todos os estados do Brasil, exceto Acre, Amapá e Rondônia.
O Programa de Proteção Respiratória ainda inspirou a criação da Cartilha de Proteção Respiratória contra Agentes Biológicos para Trabalhadores de Saúde , da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, que contou com a participação de Silvia Helena de Araújo Nicolai, tecnologista da Fundacentro.
Outra ação da Fundacentro é a participação em fóruns da ISO (International Organization for Standardization) como o SC 15 - Subcomitê de Proteção Respiratória, responsável pela elaboração de normas técnicas de desempenho e avaliação de respiradores.
O evento tem a coordenação técnica de Antônio Vladimir Vieira, chefe do Serviço de EPI (Equipamento de Proteção Individual ) da Fundacentro, e de José Damásio de Aquino. Ambos participaram da construção do PPR. Mais informações são disponibilizadas na área de cursos do site da Fundacentro. As vagas são limitadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário