Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Chuveiro e lava olhos de emergência - ABNT NBR 16291 / 2014

chuveiro

Esses equipamentos de proteção coletiva são imprescindíveis a todos os laboratórios ou em locais onde se manuseia produtos químicos. São destinados a eliminar ou minimizar os danos causados por acidentes nos olhos e/ou face e em qualquer parte do corpo.

O lava-olhos é formado por dois pequenos chuveiros de média pressão, acoplados a uma bacia de aço inox, cujo ângulo permita o direcionamento correto do jato de água na face e olhos Este equipamento poderá estar acoplado ao chuveiro de emergência ou ser do tipo frasco de lavagem ocular.

O chuveiro de emergência deverá ter aproximadamente 30 cm de diâmetro, seu acionamento deverá ser através de alavancas acionadas pelas mãos, cotovelos ou joelhos. Sua instalação deverá ser em local de fácil acesso para toda a equipe técnica.

A manutenção destes equipamentos deverá ser constante, obedecendo uma periodicidade de limpeza semanal Devem ser instalados em locais estratégicos para permitir fácil e rápido acesso de qualquer ponto do laboratório. É importante destacar que se deve procurar obter as melhores condições possíveis no laboratório, no que diz respeito às instalações, iluminação, ventilação, uso de capelas, uso de cabines de segurança biológica, dentre outros.

Há recomendações de que os chuveiros e lava olhos devem ser testados num período máximo de sete dias, devendo-se abri-los e deixar a água escoar por pelo menos 1 minuto. Caso seja notado a presença de ferrugem na água, falta d’água, pouca pressão d’água ou dificuldade de abertura de válvula ou qualquer irregularidade, informar imediatamente o setor de segurança do trabalho. Deve-se, também, manter rigorosamente desobstruídos: os chuveiros e lava olhos, extintores de incêndio, acionadores do sistema de detecção e alarme de incêndio, hidrantes, caixas de primeiros socorros, saídas de emergência, iluminação de emergência e áreas de circulação.


A NBR 16291 de 05/2014 – Chuveiros e lava-olhos de emergência – Requisitos gerais estabelece os requisitos mínimos de desempenho e uso para os lava-olhos e chuveiros no tratamento de emergência dos olhos ou corpo de uma pessoa que tenha sido exposta a materiais perigosos, abrangendo equipamentos como chuveiros de emergência, lava-olhos, lava-olhos/face e chuveiros com lava-olhos. Esta norma também inclui requisitos de desempenho e uso para as “unidades de lavagem de uso pessoal” e “duchas com mangueiras flexíveis”, que são consideradas suplementares aos lava-olhos e chuveiros de emergência. A finalidade desta norma é fornecer os requisitos mínimos para a padronização de funcionamento, desempenho, uso, instalação, procedimentos de ensaio, manutenção e treinamento dos lava-olhos e chuveiros de emergência.



Deve ser assegurado um fluxo controlado de fluido de lavagem, em uma velocidade suficientemente baixa para ser inofensivo ao usuário, mas suficientemente alta para promover uma descontaminação eficiente. Os chuveiros de emergência devem ser capazes de fornecer o fluido de lavagem com vazão mínima de 75 L/min por um período igual ou maior que 15 min. Se forem instaladas válvulas de fechamento na linha de abastecimento para manutenção, devem ser tomadas medidas para prevenir o fechamento não autorizado.

Os chuveiros de emergência devem fornecer uma coluna de fluido de lavagem de pelo menos 210 cm e não mais que 240 cm de altura do piso em que o usuário se apoia (ver Figura 1). O chuveiro deve formar um “cone” de fluido de lavagem com um diâmetro mínimo de 50 cm mediante uma altura de 150 cm da superfície em que o usuário se apoia. O centro deste “cone” deve estar em pelo menos 40 cm livre de qualquer obstrução. O fluido de lavagem deve ser disperso uniformemente ao longo deste “cone” (ver Figura 1).

Os chuveiros de emergência devem ser construídos de materiais resistentes à corrosão na presença do fluido de lavagem. O fluido de lavagem armazenado deve ser protegido contra contaminantes transportados pelo ar.

A válvula de acionamento deve permanecer aberta sem o uso das mãos do operador, até ser intencionalmente fechada. A válvula deve ser de simples operação e passar de “fechada” para “aberta” em 1 s ou menos. A válvula deve ser resistente à corrosão.

Os elementos de acionamento da válvula, manuais ou automáticos, devem ser fáceis de localizar e prontamente acessíveis para o usuário. Os elementos de acionamento da válvula devem ser localizados a não mais que 175 cm acima do nível em que o usuário se apoia (ver Figura 1).

Os chuveiros de emergência fixos devem ser verificados conforme a seguir: acoplar um medidor de vazão à unidade a ser ensaiada ou providenciar outro meio de medir o fluxo do fluido de lavagem; conectar a unidade a um suprimento de fl uido de lavagem, conforme instruções do fabricante, em uma linha com pressão de 206 kPa (30 psi ou 2,1 kgf/cm²); abrir a válvula da unidade e verifi car se ela abre completamente em 1 s ou menos e se permanece aberta; determinar se o fluido de lavagem é substancialmente disperso ao longo do “cone” formado, sendo que a altura do “cone” formado pelo fluido de lavagem deve ser pelo menos de 210 cm e não mais do que 240 cm da superfície em que o usuário se apoia, medir o diâmetro do “cone” do fluido de lavagem na altura de 150 cm acima da superfície em que o usuário se apoia e o diâmetro deve ser de no mínimo 50 cm; ao longo de 15 min do ensaio, verificar se a vazão mínima é de 75 L/min.

Os chuveiros de emergência portáteis ou móveis devem ser verificados conforme a seguir: encher a unidade com o fluido de lavagem; acoplar um medidor de vazão à unidade a ser ensaiada ou providenciar outro meio de medir o fluxo do fluido de lavagem; abrir a válvula da unidade e verificar se ela abre completamente em 1 s ou menos e se permanece aberta; determinar se o fluido de lavagem é substancialmente disperso ao longo do “cone” formado, sendo que a altura do “cone” formado pelo fluido de lavagem deve ser de pelo menos 210 cm e não mais do que 240 cm da superfície em que o usuário permanece, medir o diâmetro do “cone” do fluido de lavagem na altura de 150 cm acima da superfície em que o usuário permanece e o diâmetro deve ser de no mínimo 50 cm; ao longo de 15 min do ensaio verificar se a vazão mínima é de 75 L/min.

Quanto ao lava-olhos, deve ser assegurado um fluxo controlado de fluido de lavagem, simultaneamente para ambos os olhos, em uma velocidade suficientemente baixa para ser inofensivo ao usuário, mas suficientemente alta para promover uma descontaminação eficiente. O lava-olhos deve ser projetado e posicionado de modo a não apresentar qualquer risco para o usuário.

Os bocais e o fluido de lavagem devem ser protegidos de contaminantes transportados pelo ar. Seja qual for o processo usado para proporcionar tal proteção, sua abertura não pode exigir um movimento em separado pelo operador quando ativar a unidade. Os lava-olhos devem ser projetados, fabricados e instalados de tal forma que, uma vez ativados, sejam usados sem requerer o uso das mãos do operador.

Os lava-olhos devem ser construídos de materiais resistentes à corrosão na presença do fluido de lavagem. Os lava-olhos devem fornecer fluido de lavagem para os olhos com vazão mínima de 1,5 L/min por um período igual ou maior que 15 min. Se forem instaladas válvulas na linha de abastecimento para propósitos de manutenção, devem ser tomadas medidas para prevenir o fechamento não autorizado.

Os lava-olhos devem ser projetados com espaço suficiente para permitir que as pálpebras sejam mantidas abertas com as mãos enquanto os olhos estiverem no fluxo do fluido de lavagem. Os lava-olhos devem fornecer o fluido de lavagem simultaneamente para ambos os olhos.

por

35 comentários:

  1. se tenho uma área grande industrial e com várias sub áreas. devo calcular a caixa d"água para o local onde há mais chuveiros? Ou devo prever a possibilidade de haver acidente em todas as áreas ao mesmo tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve garantir a mesma pressão de vazão para todos os chuveiros, pois eles precisam atender esta condição para satisfazer a condição de utilização necessária e para que foram projetados em atendimento a norma ABNT. Em muitas casos existem vários chuveiros, mas a pressão de água de uma única caixa de água atende a situação de pressão. caso e princípio dos hidrantes

      Bom dia Professor,

      Entrei em seu blog e vi que na norma NBR16291, me cobra usar um chuveiro que dá vazão 75 L/m em quinze minutos. Eu estava para indicar em projeto à Yamana, um chuveiro de portátil com as características abaixo:

      Unidade autônoma de chuveiro e lava-olhos de emergência portátil. Cilindro com capacidade para 75 litros de água potável. Funciona com nitrogênio e líquido bactericida. Este chuveiro é da Haws Avlis.

      Pelo que entendi, este chuveiro não está na norma?

      Este chuveiro atende a norma sim, mas não é o ideal para industria, este é um chuveiro móvel, para ser utilizado por exemplo em locais aonde não há condição de instalação de fixos, exemplo a lavoura

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sem querer exvlui está pergunta mas respondi acima e complementando ... ...todos os chuveiros tem suprir está condição de engenharia dos 75 L/m por 15 minutos

      Excluir
  3. Malbino boa noite! Gostaria de saber se a NBR 16291 é uma norma obrigatória, com força de Lei, equiparada a uma NR ou se é uma recomendação de boa prática? No aguardo, muito obrigado, abraço, Herick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O chuveiro de emergência é mencionado na NR 32, porém está não estabelece os critérios de instalação para seu correto funcionamento. Neste caso a NBR 16291, estabelece os critérios de instalação e todos os fabricantes produzem seus chuveiros de emergência atendendo a normatização. Só resta instalar obedecendo a 16291. espero ter ajudado

      Excluir
    2. abaixo link manual de operação do fabricante
      https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&ved=0ahUKEwijlbzV9MHMAhVOlpAKHS_2DDYQFgg1MAM&url=http%3A%2F%2Fhawsavlis.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2013%2F07%2Fmanual-operacao-uso-cl007-es.doc&usg=AFQjCNFoRKqkMa2Z7p6w5xdgqRh__gkYWg&sig2=XqYZpown2qjW1hkv9imcNg&bvm=bv.121099550,d.Y2I

      Excluir
  4. Malbino, existe uma distância máxima a ser percorrida até o chuveiro lava olhos de emergência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://hawsavlis.com.br/produtos/lava-olhos/

      Não existe em norma, qualquer informação, mas o fabricante destes equipamentos, com link acima, informa em um de seus manuais que, a distância máxima a ser percorrida é de 10 segundos. Abaixo link do manual

      https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=7&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiHjsHT7tnNAhXIi5AKHQc5DA4QFghMMAY&url=http%3A%2F%2Fhawsavlis.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2013%2F07%2Fmanual-operacao-uso-cl007-es.doc&usg=AFQjCNFoRKqkMa2Z7p6w5xdgqRh__gkYWg&sig2=F_6MhrFzeUzDCEtT-x0gJQ&bvm=bv.126130881,d.Y2I

      Excluir
  5. Malbino, a instalação do chuveiro lava-olhos deve ser obrigatoriamente à porta do laboratório ou pode ser nos fundos dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O chuveiro deve ser instalado no menor percurso do risco. Deve ter a vazão necessária de água e por boa prática e como é utilizado em emergências deve ser instalado em locais de fácil acesso.

      Excluir
    2. Muito obrigado, Malbino!

      Excluir
  6. e sempre fazer a circulação da água nos dutos para não enferrujar, e como você disse disse né Marcel, nada de obstáculos ate o chuveiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente! no filme ficou claro a importância de um equipamento bem instalado

      Excluir
  7. e sempre fazer a circulação da água nos dutos para não enferrujar, e como você disse disse né Marcel, nada de obstáculos ate o chuveiro.

    ResponderExcluir
  8. Malbino, bom dia!
    Uma ajuda por favor, referente ao lava olhos portátil é obrigatório ter uma pia?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Malbino, boa noite!

    No texto, é mencionado que "...[deve-se] conectar a unidade a um suprimento de fluido de lavagem, conforme instruções do fabricante, em uma linha com pressão de 206 kPa (30 psi ou 2,1 kgf/cm²);...". No caso da minha caixa d'água não possuir altura suficiente para atingir essa pressão, devo recorrer a bombas? Ou existe outra solução?

    Agradeço desde já.

    Atenciosamente,

    Gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      A coluna de fluído, para se chegar a esta pressão, não precisa ser tão alta, portanto é um problema de fácil solução (pode ser instalada uma caixa de água, com a quantidade capacidade para atender a vazão). Caso não seja possível resolver este problema. A sugestão é aquisição de um sistema pressurizado por nitrogênio... produto disponível no mercado, mas não pode haver bombeamento de água!

      Excluir
  10. Prezados,

    O lava olhos pode estar no corredor para atender 4 laboratórios (obedecendo os 10 segundos mencionado acima)? Ou devo prever um para cada laboratorio?

    ResponderExcluir
  11. Amanda,

    Caso esse trabalho seja realizado em serviços de saúde ficar atenta aos item 32.3.7.1.3, alinea d, que fala em local e não só na distância de 10 segundos, mas isso é para serviços de saúde e 32.3.9.4.2, alínea c, aonde o chuveiro deverá ser instalado no vestiário, mas isso é para trabalhos com quimioterápicos.

    Caso não seja esta a sua situação, verifique o artigo abaixo:

    http://segtrabcampo.blogspot.com.br/2017/10/chuveiro-e-lava-olhos-de-emergencia.html

    ResponderExcluir
  12. Malbino
    Trabalho na indústria onde temos produtos químicos em vários locais.
    Pode ser instalado lava olhos portáteis onde a quantidade de produtos e menor e manter chuveiros lava olhos onde tiver uma quantidade de expressiva de produtos químicos tipo> almoxarifado etc...

    ResponderExcluir
  13. Fatima, se obedecer a vazão de pelo menos 11, 5 litros de água por pelo menos 15 minutos, sem problemas...

    acesse este link para mais informações:
    http://segtrabcampo.blogspot.com.br/2017/10/chuveiro-e-lava-olhos-de-emergencia.html

    ResponderExcluir
  14. trabalho em um bloco de laboratórios, e estão querendo instalar o chuveiro no banheiro que fica fora dos laboratórios ou no corredor, existe alguma norma que diz que deve ser instalado dentro do laboratório ? quero que instalem no lab.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo a norma ANSI(referência para CHUVEIRO e LAVA OLHOS de EMERGÊNCIA ). O equipamento dever ser instalado há 10 segundos ou 16 metros das condições que representem risco

      Excluir
  15. Boa tarde Malbino!

    A demarcação do chuveiro, pode ser feita na parede ou deve ser feita obrigatoriamente do solo?

    ResponderExcluir
  16. Segundo norma ANSI sinalização do lava olhos em local visível e iluminado

    ResponderExcluir
  17. Qual a área de solo q deve ser reservada ao chuveuro.?

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde, Malbino! Tudo bem? Como questionado: "Gostaria de saber se a NBR 16291 é uma norma obrigatória, com força de Lei, equiparada a uma NR ou se é uma recomendação de boa prática?" Pergunto quanto ao lava-olhos de laboratórios de análises clínicas, pode ser daqueles de plástico, ou mesmo uma ducha higiênica, na pia?

    ResponderExcluir
  19. Andrea, se vc verificar a NR 32, item 32.3.9.4.2, neste caso é norma... Para segmentos da industria química com convenção que tratem o assunto é obrigatório! Em outros casos, se instalados devem obedecer a ABNT quanto a especificações técnicas ara instalação. Mas é uma excelente prática para laboratórios, postos de combustíveis etc. Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  20. Malbino,
    Com que frequência o chuveiro e lava olhos fixo deve passar por manutenção preventiva ?

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde,

    Existe na NBR item que se refere a sinalização de solo para chuveiro de emergência?

    ResponderExcluir
  22. Boa Tarde Malbino, sou técnica de segurança e estou com implantação de setor de farmácia em minha empresa, aonde será fracionados medicamentos. como dimensionar os locais para instalação do lava olhos. Devo realizar também aonde será estocado o medicamento ou somente aonde será fracionado? Obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir