Clique aqui e tenha veja a apresentação
O eSocial é muito mais do que uma obrigação acessória. Trata-se de um sistema de controle de tributos, atividades laborais, sistema estatístico laboral e econômico. Ele é tão completo que possivelmente não há similar no mundo e conterá, entre outros:
- Admissões
- Demissões
- Horas extras
- Diferenças salariais obtidas nos dissídios coletivos
- Acidentes de trabalho
- Informações ligadas à saúde do trabalhador
- Afastamentos do trabalho
- Controle das atividades desempenhadas
- Tributos retidos
- Informações para recolhimento do FGTS e INSS
- Serviços prestados por autônomos e demais prestadores de serviço (inclusive aqueles prestados por outras pessoas jurídicas, processo que se denomina terceirização).
Além disso, a própria folha de pagamento deverá ser entregue pelo eSocial, demonstrando os valores pagos, verba por verba, de tal maneira que haja uma conferência dos recolhimentos efetuados com base na mesma. Será obrigatório até mesmo para as empresas que gozam de alguma imunidade ou suspensão realizar a comunicação do processo judicial ou administrativo que originou este benefício.
Com o eSocial haverá a centralização na entrega das obrigações, facilitando as críticas e melhorando a qualidade das informações prestadas, evitando-se redundâncias e incorreções, dando maior segurança para quem informa e para quem recebe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário