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segunda-feira, 18 de abril de 2016

10S – Os 10 Sensos para a Qualidade da Empresa

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O programa 10S é uma proposta que visa reeducar as pessoas, modernizar as organizações, buscar a melhoria nos ambientes, recuperar valores e cuidar da saúde e segurança. As empresas que adotaram as práticas, inicialmente do 5S, tem tido resultados comprovados de que o fortalecimento do espírito de equipe tem crescido e levando as pessoas a ter mais iniciativa e participar mais ativamente do cotidiano da empresa, implementando a melhoria contínua em seus processos.
A proposta de implantação dos 10S é justamente conscientizar a todos de que é possível contribuir com ações diversas, para que se tenha uma sociedade mais digna e justa, onde o comprometimento das pessoas é fundamental para o sucesso não só profissional, mas também pessoal e humano.
Para saber se o programa tem eficácia ou não é preciso realizar uma avaliação, acompanhando os critérios definidos para cada S.
Na implantação do programa 10S, a avaliação é feita por dois avaliadores que devem ser treinados, um interno da área que está sendo avaliada e outro externo. Eles irão avaliar pelo menos 50 itens, com pontuações que variam de 0 a 10. Essa avaliação pode ser realizada a cada três meses, ou seis meses ou até mesmo uma vez ao ano.
Uma forma transparente de fazer qualidade.

CONCEITOS DO PROGRAMA 10S

1º – Senso de Utilização (SEIRI)

Tem como objetivo, “separar por grau, tipo ou tamanho”. O ponto chave é saber o que seria essencial estar presente naquele ambiente de trabalho, eliminando tudo o que não agrega valor, utilizando todos os recursos disponíveis, evitando o excesso, desperdícios e má utilização.
Benefícios:
  • maior senso de organização e economia, reaproveitando os recursos disponíveis (mesas, máquinas e equipamentos que não servem para você mas podem servir para outras pessoas);
  • liberação de espaço para diversos fins;
  • aumento da produtividade das pessoas envolvidas;
  • menos riscos de acidentes no local de trabalho;
  • evita compras desnecessárias;
  • combate a burocracia.

2º – Senso de Ordenação (SEITON)

Ordenar é a conseqüência natural de arrumar aquilo que se utiliza é ter o que é necessário na quantidade certa, na hora e local adequados.
Benefícios:
  • reduz tempo de busca do que se precisa;
  • diminui a necessidade de controle de estoque;
  • facilita a movimentação interna;
  • evita compras desnecessárias e danos aos objetos estocados;
  • aumenta a produtividade, racionaliza o trabalho e diminui o cansaço físico e mental;
  • evacuação rápida em caso de perigo.

3º – Senso de Limpeza (SEISO)

Este terceiro senso visa a limpeza, não basta varrer tirando o pó e a sujeira, é importante que cada um após utilizar um equipamento, uma ferramenta, veículo ou máquina os deixe limpos e em boas condições de uso. O contexto desse senso seria zelar pela conservação e limpeza de tudo que utilizamos.
Benefícios:
  • ambiente mais agradável e sadio;
  • ajuda na prevenção de acidentes;
  • melhoria e preservação dos equipamentos, proporcionando maior vida útil;
  • diminuição do desperdício;
  • prevenção da poluição;
  • melhoria da imagem interna e externa da empresa.

4º – Senso de Saúde e Higiene (SEIKETSU)

Verifica se o espírito do programa está sendo absorvido, ou seja, checar o resultado parcial em toda empresa, checar os banheiros, refeitórios, oficinas, áreas operacionais. Se estes locais estão em ordem, o programa está sendo cumprido.
Benefícios:
  • prevenção de acidentes;
  • elevação dos níveis de satisfação e motivação pessoal;
  • prevenção e controle do estresse;
  • melhoria da qualidade de vida.
  • economia em combate a doenças (enfoque preventivo).

5º – Senso de Autodisciplina (SHITSUKE)

Neste senso devem-se cumprir os procedimentos operacionais, a ética e os padrões da empresa. Seria o S mais complexo, pois os empregados devem executar as tarefas como hábito sem achar que não há nada para evoluir. A autodisciplina exige constante aperfeiçoamento. Um ambiente de trabalho disciplinado é a medida mais importante para se garantir a qualidade.
Benefícios:
  • os empregados terão mais conscientização da responsabilidade em todas as tarefas,
  • cumprimento das regras e procedimentos estabelecidos. Tudo será executado dentro dos requisitos da qualidade;
  • serviços executados dentro dos requisitos de qualidade;
  • desenvolvimento pessoal e profissional;
  • aumento da possibilidade de resultados de acordo com o planejado;
  • incrementa a qualidade geral dos serviços e das relações interpessoais.

6º – Senso de Determinação de União (SHIKARI YARO)

Irá pregar a participação dos gestores em parceria com a união de todos os empregados. As chaves do senso são motivação, liderança e comunicação. Um ponto importante é a transparência na condução da gestão onde os gestores devem definir formas para que todos se encaixem no processo para assim se ter um bom trabalho de equipe, buscando o comprometimento de todos e alcançando assim resultados previstos.
Benefícios:
  • aumento da confiança dos empregados dentro da organização;
  • maior compromisso dos empregados visando os resultados desejados;
  • melhora nas relações interpessoais;
  • retêm talentos.

7º – Senso de Treinamento (SHIDO)

Visa o treinamento do profissional e educação do ser humano, permitindo qualificar o profissional e engrandecer o ser humano que passa a ter maior empregabilidade. No ambiente da administração moderna o ser humano deve ser considerado de maior valor, pois através dele é que a organização irá atingir resultados desejados.
Benefícios:
  • maior empregabilidade;
  • aumento da produtividade e resultados;
  • desenvolvimento de talentos.

8º – Senso de Economia e Combate aos Desperdícios (SETSUYAKU)

Este senso irá ajudar nos resultados da empresa, reduzindo custos e aumentando a produtividade. Devem-se estimular os empregados para que criem novas alternativas de redução de perdas de materiais e serviços, dando a eles noção da realização do trabalho com qualidade, contribuindo com a prática da reciclagem e com o meio ambiente.
Benefícios:
  • economia com a redução dos desperdícios de materiais e serviços;
  • redução de horas extras;
  • preservação do meio ambiente;
  • reeducação das práticas de aquisição de materiais.

9º – Senso dos Princípios Morais e Éticos (SHISEI RINRI)

Ter ética e ser capaz de voltar esforços para objetivos mais nobres e importantes da empresa. A empresa deve definir padrões de conduta, para que cada empregado saiba o que é certo e o que é errado.
Benefícios:
  • empregados mais compromissados com os resultados da empresa, procurando agir com ética perante a própria empresa, clientes e fornecedores.

10º – Senso de Responsabilidade Social (SEKININ SHAKAI)

A responsabilidade social vai muito mais além dos pagamentos de impostos, tributos e cumprimento de legislação trabalhista e ambiental. A empresa e seus funcionários devem ter um compromisso com a sociedade. Incentivo da empresa juntamente com seus funcionários para realização de trabalho voluntário, atendendo entidades carentes.
Benefícios:
  • melhoria da imagem da empresa perante a sociedade e órgãos do governo;
  • maior produtividade dos empregados;
  • participação do crescimento sócio – econômico da população.
Dentro da organização, a filosofia dos 10S deve ser exercida para que o objetivo seja a melhoria nas condições de trabalho, motivando assim os empregados para que possam transformar sua capacidade em realizações pessoais e para e empresa.


Sempre referencie a fonte. Leia mais em: http://www.apostilasdaqualidade.com.br/10s-os-10-sensos-para-a-qualidade-da-empresa/#ixzz46DTOSvdJ

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