Pesquisar este blog

domingo, 26 de janeiro de 2014

O que ver no treinamento de trabalho em altura...




Como o tema é muito amplo, muita coisa pode ser vista no treinamento de NR 35, mas com apenas oito horas devemos ter algumas diretrizes. A engenheira civil e gerente regional de produto da MSA, Silvia Pini Arruda cita pontos que devem fazer parte do treinamento de trabalho em altura, dividindo-se em teórico e prático.


  • Téorico: como administrar um programa de segurança em altura; fundamentos da proteção contra quedas; riscos adicionais no trabalho em altura; normas vigentes no Brasil; ancoragens e seus requisitos; dinâmica de uma queda; efeitos de uma queda na saúde; suspensão inerte, equipamentos de proteção contra quedas;


O que ver no treinamento?

  • linhas de vida horizontal e vertical;
  • dispositivos mecânicos, importância de ter um programa de resgate; inspeção dos equipamentos e cálculo da distância de queda.
  • Prático: exercício de subida e descida na torre de treinamento; exercício de posicionamento e restrição de movimento; uso de sistemas de linhas de vida temporárias e permanentes, vertical e horizontal; uso de sistemas de evacuação de emergência; acesso e resgate em espaços confinados e instalação de sistemas de ancoragem.

Fonte: Revista Proteção no 247 –
Julho/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário