Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Trabalhador morre soterrado em silo de grãos de soja no norte do Paraná


Acidente aconteceu por volta das 9h desta sexta (14), em Cambé, no PR.
Segundo os bombeiros, vítima fazia trabalho de manutenção no local.




Um homem de 34 anos morreu soterrado em um silo de armazenamento de grãos de soja em Cambé, no norte do Paraná, por volta das 9h desta sexta-feira (14). Segundo o Corpo de Bombeiros, três funcionários faziam a manutenção e o desentupimento do silo quando um deles começou a afundar no meio da carga. Os dois trabalhadores tentaram resgatá-lo, mas não conseguiram.

Os bombeiros fizeram um buraco na lateral do silo para escoar a soja e retirar o corpo da vítima do local. Ainda de acordo com os bombeiros, o silo, que comporta 600 toneladas de grãos, estava com menos da metade da capacidade de armazenagem no momento do acidente.

G1.com 14/02/2014 12h08 - Atualizado em 14/02/2014 12h08



Provável acontecimento:



Sugestão para neutralização do risco:


Seria ainda mais seguro a utilização de um sistema de trava quedas - que interromperia a queda com o deslocamento máximo de 1 m.- em conjunto sistema resgatador que, facilitária a retirada do trabalhador da situação de risco.

-POSSÍVEIS CAUSAS RAÍZES:

  1. Falta de avaliação de risco;
  2. Equipe não capacitada;
  3. Não utilização de EPI (cinto de segurança), EPC's (Trava-quedas e sistema resgatador), bem como equipamentos para resgate.

2 comentários:

  1. Mesmo com um sistema trava quedas e uma corda auxiliar para puxamento em tanques de grande diametro e altura como 20m, nao adiantaria, porque o funcionario poderia estar longe do ponto central de fixação do trava quedas e seria engolido totalmente e puxado pelo centro do tanque, ai a segunda corda nao teria força para retira-lo de la, e alguns minutos seria fatal porque a pressão do produto no torax do funcionario o impidiria de respirar.
    Minha pergunta é. Alguem conhece um sistema seguro para essas situações??? mesmo fora do Brasil??
    luizsimon5#gmail.com.br
    19-991798767

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém falou que adiantaria! o esquema é só uma demonstração. Sistema seguro, que foi a sua pergunta, é aquele que melhor atenda as condições de perigo, para isso é necessário que você faça o curso de supervisor, faça uma boa avaliação de perigos e adapte o sistema que melhor atenda os ambientes confinados que você trabalha. Pessoas habilitadas, qualificadas e capacitadas para participar dos trabalhos.

      Excluir